A Comunicação Familiar como Auxílio ao Crescimento
- dnacriativo
- 24 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

A comunicação é uma arte com a qual temos contato desde cedo e não apenas uma forma de expressão, ou seja, as palavras existem para formar a vida, sentimentos, gestos e informações. Isso é o momento da comunicação. A linguagem familiar é essencial para o crescimento do ser humano, pois auxilia no desenvolvimento e aprendizado das primeiras competências de relacionamento interpessoal. Como diz Maurício Knobel (1996), "o lar é a escola da vida!", assim, uma comunicação plena é a base da felicidade familiar para alcançar uma harmonia conjugal e permitir uma adequada relação com os filhos, onde estes se sentem guiados, amados e livres dos problemas e dificuldades dos pais.
A Comunicação para os filhos pré-adolescentes
Nesta fase, iniciamos uma comunicação familiar, onde os filhos admiram, contam e perguntam tudo. Esta é uma época ideal para concretizar um sólido relacionamento com eles. Para isso, é conveniente fazer perguntas, dar-lhes a possiblidade de desenvolver soluções próprias e deixá-los falarem tudo o que for necessário, mas devemos eliminar as frases de carga negativa, como: "Você nunca..."; "Eu já te disse..."; "Quando é que você vai aprender..."; "Quantas vezes eu preciso dizer?". Elas destroem a possibilidade de uma boa relação entre pais e filhos. Dessa forma, estamos dando-lhes a oportunidade para que aprendam a expressar o que pensam, sentem e transmitem, ou seja, começam a ter um bom desenvolvimento comunicativo.
A Comunicação para os filhos adolescentes
Na fase da adolescência, os filhos tendem a mostrar um sentido crítico, opiniões, dúvidas, senso de liberdade e maior escolha própria. Eles podem parecer pouco receptivos, mas necessitam de seus pais para serem ouvidos e para encontrar a solução de problemas que os inquietam. Se perceberem nosso interesse, eles contam suas confidências, ou se ficamos como muros, eles buscam outro “local” para comunicar ou desabafar. Uma relação de amizade, reuniões em família e diálogos com os amigos são essenciais para um bom clima familiar que gerará, por sua vez, um terreno fértil para o crescimento, segurança e manutenção de um ótimo diálogo entre pais e filhos.
Fontes: IDE: Artigo: A Comunicação Familiar: entre o casal, irmãos, filhos e com amigos dos filhos, 2011 < http://bit.ly/1KQCpMz > ; Nogueira, Monica: Artigo: A importância das relações familiares no crescimento das crianças, 2012. < http://bit.ly/1iN2PlG >.
Comments